terça-feira, 22 de setembro de 2009

Joullie antecipa a chegada da primavera em Editorial do Jornal A Tarde

Na primavera, vá de neutro





Em tempos de crise econômica, a moda privilegia peças no tom nude misturadas com acessórios bem coloridos, maquiagem e cabelos volumosos

PEDRO FERNANDES

Em tempos de crise, mudam-se hábitos. Não dá mais para gastar tanto dinheiro em roupa. Então investir no básico é o que vira tendência. O nude, um tom entre o rosa e o cor-de-pele, é a aposta e a solução sugerida por estilistas, maquiadores e consultores de moda para a primavera que se aproxima.
Por ser um tom neutro como o preto ou o branco, pode ser usado por qualquer pessoa sem erro.
Mas nada de pensar que vai ser uma primavera séria ou mesmo sem graça. Os looks não precisam ser básicos e monótonos.
São os acessórios, a maquiagem e o cabelo que vão dar ao seu visual uma cara diferente em cada tipo de ocasião.
“É compreensível que as pessoas estejam investindo menos em roupas chamativas e privilegiando peças mais discretas, mas que podem ser usadas mais vezes”, explica a consultora de moda Tininha Viana. Em tempos críticos e de responsabilidade ecológica tem se tentado prolongar o ciclo de vida dos bens de consumo não-duráveis. Frear um pouco essa rotatividade também se tornou importante pelo bem do planeta.
Acessórios O nude, que apareceu por aqui durante a Fashion Rio e a São Paulo Fashion Week, é apenas uma base para compor um look discreto ou chamativo. Vai depender da sua criatividade. Um jeito de usar é com pequenos abusos de cores cítricas. Bolsas, sapatos e bijuterias precisam ser berrantes, para se conseguir um efeito mais descontraído.
Quem quiser um visual mais discreto pode optar por jóias em dourado ou pérolas. O consultor de moda Marcelo Gomes sugere ainda o uso de peças feitas de fibras , madeira e osso, que criam um ar mais próximo do étnico.
Tininha aponta também, como forma de contrapor a seriedade do nude, o uso do jeans mais lavado e detonado.
Na maquiagem, especialmente para os olhos, delineadores laranjas, rimeis azuis e sombras verdes devem aparecer com frequência. Por aqui, Lancôme, Yves Saint Laurent, MAC e Natura começam a vender produtos de beleza para acompanhar a novidade. No caso de uma produção colorida, a maquiagem mais lavada será a escolha mais indicada. Boca nude e olhos rosados. O bom é que é fácil de fazer em casa.








CONSULTORES DE MODA DÃO DICAS DE COMO ADEQUAR O NUDE AO SEU TIPO FÍSICO E À OCASIÃO




O nude é igual ao bege?
Não. O nude é mais próximo dos tons de rosa. O bege é mais acinzentado.

Pessoas de qualquer tipo físico podem usar roupas nesse tom ou é necessário ser magro?
Por ser uma cor muito clara, acaba privilegiando quem é mais magro, que pode usar modelagens tanto justas quanto largas. Quem está acima do peso precisará usar algo como um terno rente ao corpo, mas sem apertar. É importante também tentar usar na parte de cima da roupa um tom mais claro que o de baixo. A ideia é criar ritmo e alongar a silhueta.

Existe um tom de pele ideal para usar o nude?
Não.
Como é um tom de pele puxado para o rosado, para as peles mais morenas, bronzeadas ou negras o efeito é de realçe. Em pessoas brancas ele se confunde com a cor da pele, o que também que pode causar um efeito muito bonito.

Que tipo de acessórios casam mais com um visual supostamente básico como o nude?
Vários tipos de acessórios ficam bem com o nude. Os mais rústicos (palha, couro, osso) dão um toque mais natural. Os coloridos e principalmente os cítricos dão um ar mais jovem. Já pérolas e acessórios dourados criam um visual mais sofisticado.
Também é possível usar estampas de animais, que ainda estão em voga nessa temporada.

Que tipo de maquiagem combina mais com o nude?
Por ser uma cor neutra, não influencia muito no make up.
É preciso estar de acordo com a roupa e a ocasião. Para a noite, ainda vale investir numa maquiagem mais forte.
Se a intenção for valorizar o olho será preciso anular a maquiagem na boca. Se a boca estiver em destaque é melhor usar tons mais claros nos olhos. Claro que, se a pessoa desejar realçar os dois, terá que tomar cuidado para não carregar demais.
Para o dia-a-dia ainda vale usar tons mais leves.

O nude pode ser usado em ocasiões formais e no trabalho?
Por ser uma cor que sugere nudez, especialmente quando é mais justo, dá um ar mais sensual à mulher, por isso deve ser evitado nesse tipo de ocasião.

Dá para usar com outros tons claros?
Sim.
Visuais próximos do monocromático estão em alta.






FONTE: MARCELO GOMES E TININHA VIANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário